O advogado atravessa o cliente para uma nova realidade
- Paloma Rolhano Cabral
- 2 de nov.
- 2 min de leitura

Pouco se fala sobre a relação advogado e cliente e a profundidade que esse relacionamento tem. Mas, possivelmente, é a relação mais importante a ser escolhida em um momento de crise. Como assim, a relação mais importante?
Sim, a relação mais importante porque o advogado atravessa o cliente de uma realidade para a outra. De solteiro para casado. De casado para divorciado. De pessoa física para jurídica. De filho para herdeiro. De réu a absolvido. De parte em um conflito para parte para a solução.
A burocracia tão presente na advocacia muitas vezes nos faz esquecer dessa essência real da nossa atividade - a travessia de identidade. A construção de uma nova realidade na vida do cliente que nos busca. E nessa construção de uma nova realidade, a escolha do profissional que nos atravessa é a mais importante de todas.
A essência de travessia é o que conduz a dinâmica de advogado e cliente. E existe uma beleza indescritível nisso. Ano passado, minha melhor amiga casou. Me pediu auxílio para o planejamento patrimonial dela e futuro marido. Conversamos bastante sobre os bens, sobre os planos, sobre a vida que os dois queriam construir dali para frente. Evidentemente que trabalhar ao lado da minha melhor amiga, que esteve comigo desde os meus 4 anos de idade tem um aspecto emocional forte, mas não é só isso.
O ponto crucial é a construção da nova identidade. Quando um cliente é réu em um processo, em geral, ele chega até o advogado nervoso, ansioso, com medo e geralmente desesperançoso das relações humanas. E é nessa hora que a travessia acontece: ao traçarmos uma estratégia estruturada, junto com o cliente, demonstramos para ele novas possibilidades. Um novo caminho. Uma outra realidade.
A advocacia pode gerar mais vida do que aparenta. Ela pode transicionar famílias a bons acordos - ou minimamente uma abertura de comunicação, quando a porta já foi fechada. Empregados e empregadores a bons acordos. Empresas a transações tributárias importantes. Ex marido e ex mulher a um lugar de pais olhando para o filho - e não mais para tanta dor.
Evidente que o trabalho exige muito. E muitas vezes, é um trabalho de formiguinha, que dura meses - ou até anos. Custa para todos os envolvidos. Tempo, dinheiro, investimento de vida. Mas ora, é justo que muito custe aquilo que muito vale. Uma nova identidade, uma nova realidade nos pede dedicação. Tanto do profissional que somos nessa condução, quanto do cliente.
Porque a característica de travessia tem dois aspectos: ou ela te atravessa para uma terra fértil ou te atravessa para um deserto. E talvez essa seja a realidade mais profunda dentro do Direito, escondida por trás de toda a burocracia: muita gente sendo levada para desertos sem sequer saber.
Comentários